terça-feira, 15 de setembro de 2009

UM JOGADOR FRANCÊS

José Uchoa é paraibano. Empreiteiro atuando no ramo da construção civil, já realizou muitas obras por esses brasis a fora. E sabe histórias incríveis, como a que vocês vão ler agora. Conta Zé Uchoa, que, de certa feita, ganhou a concorrência.para construir uma ponte sobre o Rio Assu, na BR 304, trecho Natal -Mossoró. Certo final de semana, a cidade de Assu "ferveu’", com a expectativa de um jogo: o time da cidade ia enfrentar o time de Natal! Muita propaganda, falatório, ansiedade e afinal chegou a hora do jogo. No pequeno estádio, gente saindo pelo ladrão, a maioria de pé, sob um solaço de 40º, aguardava o início da partida.. Todo mundo estava lá, desde as autoridades até os mais simples cidadãos. Muita morena bonita, rapazes e moças aproveitando a ocasião para um flerte, pais com os filhos se lambuzando de picolé e sorvete, todos animados com a peleja esportiva. Para participar do evento, veio um locutor da Rádio Poty de Manaus, Zecão Rabicho, que prometia uma transmissão esplendorosa! Começa o jogo. O time do Natal ataca, o time local se move. Entre os jogadores de Assu, um se destaca: é um rapagão do cabelo vermelho, o centro-avante do time. O rapaz parecia um foguete. Driblava, negaceava, marcava de cabeça, fazia roubada de bolas, carrinhos e bicicletas. O locutor conferiu o nome do jogador e caprichou na narração: - "Bola para Dirran, passou por um, passou por dois, passou por três e chutou! Sen sa-cio-nal! Há tempos eu não via um jogador com tanto talento! Seu nome é Dirran! Que coisa incrível ouvintes da rádio Poty! Nasce uma estrela, no Olimpo do Futebol! É o novo Pelé!"- A torcida vibrava, enquanto o narrador se esgoelava , fazendo biquinho, ao pronunciar o nome do jogador fenômeno, DIRRAN!
A esta altura, o técnico do time adversário escalou quatro jogadores para marcar o Fenômeno. Mas nada adiantou. Dirran se esgueirava, desviava e seguia tocando a bola. O sarará fez um gol, prontamente anulado pelo juiz, que tinha vindo de Natal. A torcida vaiou, a mãe do juiz foi elogiada de todas as maneiras possíveis. A partida continuou. No segundo tempo, Dirran continuava com o mesmo ímpeto. Até lhe rasgaram a camisa, ( o juiz fingiu não ver) mas o jogador continou a fazer suas diatribes com a bola, para gáudio dos espectadores e do locutor Zeca Rabicho, que se esgoelava, sempre caprichando no biquinho ao pronunciar o nome em francês. - "Dirran, que espetáculo, minha gente, que loucuura! É um jogador francês, dando o sangue pela camisa do Assu.! Nasceu na França, mas joga como um brasileiro! DIR- RAN!. Atenção, torcida, este nome será muito falado neste país, estamos vendo um craque completo, grande jogador Dirran! NÃO ESQUEÇAM ESTE NOME!
Apesar dos esforços do Assu, o time de Natal levou a melhor, vencendo por 3X1, com a descarada proteção do juiz. Mas a torcida, fascinada pelo desempenho daquele jogador extraordinário, ao invés de vaiar, aplaudiu em delírio. O locutor saltou para dento do campo e abordou Dirran. Ia fazer uma entrevista com o craque francês, que certamente teria repercussão no país inteiro! . Dirran parecia meio encabulado. Zeca Rabicho fez logo as perguntas: "E aí Dirran, grande jogador, você brilhou! E então, há quanto tempo está no Brasil? De que local é sua família na França?
Para surpresa do radialista, o jogador ,respondeu meio sem graça: -" Minha famia é daqui mermo, sim sinhô. Nasci no Assu de Baixo, numa roça".
Espantado, o locutor disparou: - Como, você não é francês? E qual a origem de seu nome?
- Ô xente, - respondeu timidamente o rapaz - lá na roça ês me chama de C... de Rã. Mas como na rádia fica feio, não pode falá isso, a gente então abrevia e fala só "de rã"... (Até hoje Zeca Rabicho sai no braço quando lhe pedem notícia deste jogo, hi, hi, hi!)
E nada mais digo!
_________ _______________________________________________
ZOOM Abraços e agradecimentos pelo acolhimento na sede do 14º BPM, quando do lançamento do livro do Coronel Klinger Sobreira, à Cabo Nelma, Major Gonçalves, o comandante, xxxxx, Capitã Marcinelli, Coronel Vitoriano, Tenente Coronel Vidomar Fontoura eCoronel Carlos Roberto e Major Jacó.. Z A jovem cantora Ana Luiza, acompanhada por Murilão, fez o maior sucesso cantando no aniversário de Pedro Neves. Essa dupla vai longe... Z Depois a gente fica com raiva quando falam que somos atrasados. Como Francisco Neto noticiou, a Câmara Municipal de Salvador, já aprovou, em primeira votação, o título de cidadão soteropolitano para Michael Jackson! Ai, pobreza! Às vezes, somos mesmo um bando de maicoljecas! Z Abraços para Maria de Fátima Carvalho e seu marido José Danilo, para a professora Maria Elisia Santos, Hugo e Luciana Perdigão, e Amílcar, o Portuga, nesta terça.Z O poeta Vilmar Silva trouxe seu espetáculo poético ao Teatro Zélia Olguin., no domingo. Com ele, os argentinos Sebastian e Laia, que deram um show na leitura depoemas. Pena que não houve muito tempo para a divulgação do espetáculo! Z Foi linda a comemoração dos 70 anos do amigo Pedro Neves, em sua fazenda em Antônio Dias. Com direito a celebração na capelinha branca do local, e muitos abraços dos amigos. Cibele não conteve as lágrimas ao ler uma homenagem ao pai. Leila, Marcos Valério e Eliane, ajudaram a dar as boas vindas a todos, com a classe de sempre. Eu amo esta família! Parabéns, Pedro! Z Os gênios da literatura infantil, Bartolomeu Campos Queirós e Ziraldo, além do poeta Affonso Romano de Sant’Ana e muita gente boa estão na programação do 4º Salão do Livro. A data é 29 de setembro a 4 de outubro, no Usicultura, e você não pode perder Z Um dia feliz, com a presença de Deus em sua vida, sorrisos e carinhos dos seus, música de Dudu Nobre, poemas de Wilmar Silva, aquela macarronada com tutu e frango caipira, suco de pitanga e muito bom humor para enfrentar a vida e o trânsito, são os meus votos.Z Au Revoir