terça-feira, 27 de outubro de 2009

DELÍRIOS POÉTICOS

27/10/2009 -
Manhã luminosa de outubro, que se abre ao sol com um sorriso.Antecipação de noite estrelada, de brisa perfumada, de sons... Vejo flores, estrelas e conchas no teu sorriso, e no canto do bem-te-vi, ouço as bem-aventuranças da Natureza... Saboreio o instante como quem morde manga madura e cheirosa, sumos e caldos encharcando o corpo. A canção linda ressoa em meus ouvidos, murmúrios ao éter construindo castelos e jardins suspensos nas nuvens azuis. Pétalas vermelhas voam desses locais secretos e doces, onde pássaros, em trinados, saúdam o AMOR! Grilos camuflados em esperanças, traçam círculos pelos ares e as mágicas aranhas tecem suas rendas de seda. No reverso do meu verso, traço ecos, a linguagem se transmuda, a forma é bela, vulto de colibri ou borboleta ao sol. Folhas secas, saltitantes esquilos de profundos olhos brilhantes, águas saltitantes caindo em arco, vapor ou poeira de fios brancos e perolados, o cristal brilha.As águas cantam e as palavras são frechas certeiras ao além onde repousam a lua, a poeta, e a felicidade... Manhã luminosa de outubro, de cantos e ventos e sons de esperança, eu quero crer e creio! A tarde virá, e cantaremos juntos, em rodopios infantis, como crianças brincando nos montes, entre os girassóis. E nossa ciranda será ouvida pelo mundo inteiro...
_____________________________________________________________________


GRACINHA DE PRESENTE


Um menino foi ao Salão do Livro, e viu Mariana Catibiribana. Pediu à mãe que fosse com ele comprar um exemplar, e ficou muito surpreso quando ela lhe disse que me conhecia e que havíamos cursado Direito juntas. Então, ele pediu à mãe que me convidasse para ir à sua casa, autografar o livro, porque eu estava doente, e ele não me conheceu no Salão. Eu fui, e encontrei sua professora, Elaine Reis de Morais, a tia Elaine da escola Educare e um monte de colegas do menino, assim como alguns pais. O menininho é filho de Luciana Marília Perdigão e Vieira, e do odontólogo Hugo, e é também neto da minha querida amiga Delmanaide. Foi uma tarde linda. Contei histórias, falei sobre meu livro, autografei, deixei recados nos cartões literários das crianças... Era aniversário de vovó Lucinda, e teve bolo de chocolate. Mas quem ganhou o presente fui eu, embalada por tanto carinho e interesse das crianças, Felipe Campelo Penna, Hugo Komatsuzaki de Alvarenga, Arthur Tavares Chamonge, Bárbara Barros, Samira Khouri Reis, Hudson Veiga de Carvalho, Laís Oliveira de Morais, e seu irmão Gabriel, Anabelle Nogueira Campelo, Clara Palhares. Huguinho, você e a pequena Melissa me deram o presente de aniversário mais valioso que uma pessoa pode receber: carinho e amizade.Obrigada por tudo. Eu amei!

A CASA DIVERSA(Pedro Du Bois)

A casa permanece
na memória
dos personagens!
que vêm e vão

o tempo é exato
em seus atrasos
a casa estabelece
suas bases
e os personagens
vêm e vão

o tempo é estanque
em seus abraços
a casa revalida
os contatos
em que os personagens
vêm e vão.

ZOOM- Abraços para todo o pessoal do Fórum, que revi nesta sexta. Iris, Eloer, Ana Maria, Clemência, Igor, Ivonete, Socorro Vilarinho, Kelly, Sílvia Lacerda e o juiz Fábio Torres.- Abraços também para Jesinho Nascimento, Ângela Palhares e a pequena Clara, que tem olhos lindos e também para Naile Perdigão. - Lula, por favor, não inclua Jesus em suas declarações estapafúrdias, ai! - Que tristeza os violentos episódios no Rio de Janeiro! Mas aquele dos policiais, negando socorro a um homem agonizando, e guardando a jaqueta e par de tênis do assalto, foi de doer a alma, o coração e tudo o mais! Socorrooo! - Parabéns ao advogado Mauro Lúcio dos Santos e à família do mecânico Airton José da Silva, pela vitória! Gente, o cacique Raoni, clamando sobre os problemas do aquecimento global, cujas consequências estão se manifestando em todo o mundo, é um dado preocupante. E a culpa é toda nossa, afe! - Meus agradecimentos a Luciana Perdigão e Vieira pela carta–convite que fez aos colegas de Huguinho, e pelas flores. Gente fina faz a diferença, sem dúvida. - Vem aí um filme sobre Chacrinha, o maior animador que a televisão já conheceu. - Sorria e o mundo sorrirá com você. Chore e chorará sozinho (a). - Um dia feliz, feliz, com motivação e paciência infinda, para se sobreviver nesta selva, som do Skank, poemas de Augusto de Campos, arroz branco com frango caipira no caldo, com muita cebolinha e pimenta do reino, um angu básico para acompanhar, e muitos sorrisos dos seus amados, são os meus votos. Au revoir.