sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ENIGMA II

(MACUNADRU) P

Desatem-se os laços das ilusões
E saiam dos castelos os cães da ira.
O rumor do cavalgar dos alazões
povoe o entardecer dos sonhos rotos...
Rujam as feras nas goelas dos penedos
indevassáveis das mentes,
E vorazmente,
Estilhacem em mil pedaços a minha face.
E seja noite no retinir de copos,
no roçar de corpos
E seja triste o canto ciranda da serpente
Sepulcro belo, solução pungente
De um grito calado na garganta...

terça-feira, 12 de agosto de 2008

DE LOUCURA, POESIA E SAUDADE...


(Quixote- Picasso)


Nena de Castro (Macunadru)

Ventos de agosto. Eclipse raro que vem. Tomara a festa dos astros adiante alguma coisa, e a gente aprenda a ser melhor. “Qual o quê” diz Chico Buarque. Faces negras da violência e da dor. Notícias ruins... Sangue, miséria. Ditadores. Por isso gosto dos loucos, os doidinhos que cantam, mansos e serenos, no seu mundo que nunca iremos alcançar. A mulher esfarrapada, que segura, ternamente, uma boneca de pano. E canta canções de ninar. O homem que carrega uma caixa de papelão e caminha discursando para seus súditos invisíveis, em voz alta, como convém a um grande imperador. A avó que continua a ensinar aos seus, ora com palavras doces, ora ásperas, falando com sua família, embora esteja numa cama de asilo e eles todos estejam mortos. Crianças maltratadas, seviciadas, mortas. Mundo, mundo... Vanitas vanita. Caminhada entre abrolhos e rosas. Luzes e trevas em alternância sagrada. Oráculo dos terrores. Claríssimo enigma. Poesia. Luz no caos...

CANÇÃO DA ALMA CAIADA
(Antonio Cícero )

Aprendi desde criança
Que é melhor me calar
E dançar conforme a dança
Do que jamais ousar

Mas às vezes pressinto
Que não me enquadro na lei:
Minto sobre o que sinto
E esqueço tudo o que sei.

Só comigo ouso lutar,
Sem me poder vencer:
Tento afogar no mar
O fogo em que quero arder.

De dia caio minh’alma
Só à noite caio em mim
por isso me falta calma
e vivo inquieto assim.

Lindeza, hein, gente? O autor de tais versos é Antonio Cícero, irmão da cantora Marina Lima. O cara é professor de Filosofia e outros que tais. E grande poeta. Este poema foi escrito quando morava nos EUA. Marina musicou. Maria Bethânia gravou em 77, mas a censura da “gloriosa” ditadura militar baixou a tesoura! Onde já se viu um sujeito dizer que não se “enquadra na lei?” Não sei como não deu cana! Anos depois, Zizi Possi fez nova gravação. No CD “Pedaço de Mim” Marina Lima cantou-a em shows, mas nunca chegou a gravá-la, certamente pelos problemas que surgiram. Com música ou não, é um poema belíssimo, que me ajuda a exorcizar meus fantasmas ante as inquietações existenciais e que compartilho com meus leitores e leitoras. Que merecem, uai!

EU NÃO ME ESQUEÇO DELA...

O texto abaixo foi escrito em 1998. Fala de uma mulher extraordinária, a juíza Valéria Vieira Alves, que eu conheci de perto. Fala de uma mulher que se importava com as pessoas. Que era simples como o arroio que desce da montanha. Que tinha um coração sensível, a ponto de um dia, após uma audiência de uma mulher que estava em grande dificuldade com a filha doente, me chamar discretamente e pedir para entregar à minha cliente o dinheiro para os primeiros exames! É tão raro ver alguém se condoer pelos mais pobres e, mais raro ainda, ver tais atitudes. Sempre vou admirá-la, pelo fantástico ser humano que foi. Ofereço o texto abaixo a seu filho, à sua mãe e a seus familiares e amigos:
Dra. Valéria,
Passou o tempo, mudaram as estações, os dias se foram, cada noite desceu sobre a Terra, já tivemos frio, o verão se faz anunciar em brilhantes raios de sol, muita coisa foi mudada neste tempo, só uma permanece imutável: a saudade que sentimos da senhora. Falta no nosso meio o seu sorriso, o calor humano que transmitia, a sua alegria de viver, a esperança que brilhava em seus olhos. Há um lugar vazio nos nossos corações, que só a sua imagem preenche e todos nós lembramos de risos, fragmentos de conversa, sentenças e despachos, e sobretudo do seu carisma e do amor que transmitia .Está nas Sagradas Escrituras que há um tempo para tudo debaixo do sol: tempo para sorrir e tempo para chorar, tempo de guerra e tempo de paz, tempo para plantar e tempo para colher. Contudo, para nós é, desde a sua ida para a eternidade, tempo de saudade, saudade infinda e imorredoura que grava em caracteres dourados a sua imagem em nossos corações.Descanse em paz, Drª. Valéria, junto com o nosso Deus, que preparou para a senhora um lugar de felicidade na casa celestial.Pela comunidade ipatinguense, por seus colegas de trabalho do Fórum e pelos advogados desta Comarca que jamais a esquecerão, receba a homenagem da escriba,Nena de Castro
ZOOM►Adivinhem quem revi, outro dia, no Shopping: a fofinha Mariana, com mamãe Valéria Notinni, passeando. Linda cena! ►Bush perdeu mais uma ocasião de ficar calado, criticando países (leia-se a China) onde falta liberdade de imprensa. Rô, rô rô! O grande líder de lá fala tanta besteira quanto o nosso! ►Um abraço para Adélio Duarte, presidente da OAB, para o psicólogo e pastor Cleydemir Santos, Socorro, André e Bia, e para Fátima Salles, nesta terça. ►Revi os advogados Joel Lacerda e Wilza com os três filhos, que estão uns rapazes lindos. Joel é um excelente advogado criminalista, a quem a população pobre de Ipatinga deve muito, pelo excelente trabalho que fez na Defensoria Pública Municipal. ►Meu amigo Rubem, por que não apareceu para o almoço? Azar o seu! Tava danado de bom! Apareça. Sô! ►O trem tá meio feio para Barack Obama! Torçamos para que tudo corra bem nas eleições americanas, mas acho meio difícil a elite branca do país aceitar sua eleição. ►E as Olimpíadas prosseguem em Pequim. Torcemos pelos brasileiros, mas eu fiquei fã daquela mocinha que desafiou o Dragão, portando uma bandeira do Nepal! Um dia lindo, uma semana abençoada, com muita coisa boa rolando, aumento de salário, aumento de sorrisos, diminuição nos preços dos alimentos, porque nós merecemos! Leitura de poemas de Antonio Cícero e som de sua irmã Marina Lima, doce de goiaba em compota, depois de uma canjiquinha com costela, amor e paaaz, são os meus votos. ►Críticas, sugestões e eventuais elogios pelo e-mail nenadecastro@yahoo.com.br. Visite o nenadecastroblogspot.com.br e deixe um comentário de suas impressões, ok? Au Revoir.



segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ODE(o) ao PERNILONGO

Nena de Castro
(Ridendo castigat mores)


I

Pernilongo inconseqüente,

Incoerente, desgraçado

- não respeita nem a mim,nem a esse resfriado

-que me sufoca em espirros!

Vá zunir noutra paróquia!

Vá para outra biboca!

Seu ... inseto, seu ... vampiro!

II

Respeite o sono sofrido

Que essa escriba ora tenta,

não quero correr perigo,

De amanhã, sonolenta,

Envergando a negra beca,

E não estando atenta,

E não estando alerta,

não fazer a coisa certa.

III

E num vexame tremendo

no decorrer da Audiência,

diante de sua Excelência,

não dar aquela "espremida"

E deixar faltar comida,

Pros "Zezinhos" que defendo

dos papais, sem consciência,

indiferentes, nojentos,

que os jogaram no mundo,

mas não pagam os alimentos!

IV

Pernilongo vagabundo,

Fidamãe, desnaturado,

indigno representante

Dos mosquitos educados,

Sou pessoa "importante"

(- é favor não ficar pasmo: )

professora ... e sofredora,

(me perdoe o pleonasmo!)

pois é assim que me sinto,

trabalhando com afinco,

para os "do povo", sofridos:

Sou a Pública-Defensora,

Super-Nena, a protetora

dos "frascos e comprimidos"!

V

Pernilongo renitente

Sanguessuga, me respeite,

já tenho quem me atormente

me cobre juros altíssimos,

me trate com destempero:

pra isso tem o governo,

O BNH, o banco,

O INSS perverso

O "leão" feroz e bronco,

E políticos "seríissimos" ! ...

VI

Pernilongo desalmado,

Que me quer morta, exangue,

fica aqui o meu recado:

Se quiser chupar meu sangue,

Pode, mas tenha bom senso!

Pique, chupe, roube, leve!

MAS FAÇA ISSO EM SILÊNCIO!

domingo, 10 de agosto de 2008

LIÇÃO DE INGLÊS (Ou de AMERICANÊS)


Nena de Castro

Mrs. Green e Mrs. White
na varanda,
tomam seu chá das 5,
à moda inglesa.
In the garden,
Ted, John e Mary,
corados e felizes,
brincam with the dog...
Mr. Green e Mr White
estão no trabalho
produzindo riqueza,
pilares da grande nação.
Mrs. Green e Mrs White,
sorrisos felizes, suspiram:
Tudo é tão perfeito...
Enquanto isso, crianças do 3º mundo
se retorcem de fome e agonizam...
Mas , “This is a book
This is a country
This is the most perfect way of life”.
Afe!
“The book is on the table,
The sky is so blue
And life is so good”, (for them)
And nós, as alimárias do 3º mundo,
mastigamos nossa ração,
o pão ázimo da infinda servidão ...