terça-feira, 1 de dezembro de 2009

NOTAS ESPARSAS

01/12/2009 -
QUEM TEM OUVIDOS...
Vi muito verde no final de semana. Muitos pássaros, água, e harmonia, aquela que a Natureza tem e que nos falta. Há tantos mestres ao nosso redor, por que será que desprezamos suas lições tão sábias e mergulhamos nas trevas? Pois, como as notas de uma sinfonia, entre os animais e plantas, tudo se encaixa, tudo segue um rumo, tudo tem um Norte... “Olhai os lírios do campo”... E os animais, as rochas que encerram segredos e tesouros, e o céu, e o brado da Mãe –Terra que clama! O segredo já foi revelado, nós somos os insensatos, nós é que nos entupimos de barulho, poeira, tecnologia, ambição, armas e guerras. A Natureza conta segredos ao vento. Ouçamos...

UM PROJETO ESPECIALÍSSIMO
Quinta-feira fui à escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, a convite de Nângella Simões Leite. Fui recebida com o maior carinho, por todos. E descobri que as professoras Nângella, Marlene Amorim e Kelly Cristina criaram e desenvolveram um projeto de incentivo à leitura, intitulado “PROJETO MARIANA CATIBIRIBANA”. E trabalharam rimas, travalínguas, brincadeiras, buscando a compreensão lúdica das letras que formam frases e histórias, divertem e ensinam, incentivando o aluno a gostar de ler. São alunos com dificuldade no trato com as letras, que fizeram progresso trabalhando com meu livro, leram e escreveram textos! Eu vi tudo. Vi a menininha Kethuly vestida de Mariana. Ouvi deliciada, os alunos falando os travalínguas com o maior desembaraço! Puxa, esse foi o presente de Natal que encheu meu coração de alegria! Por essa e por outras, é que ponho fé na Educação, como a única forma de transportar o homem pelos desertos da existência, tornando-o capaz de plantar jardins! Agradeço á direção da escola Chirlene, à equipe pedagógica, a Mônica, Janete e Sandra, e às autoras do Projeto que deu tantos frutos! Muito obrigada!


POLITIQUICES, NOJEIRAS, BOBICES(E UMA PERGUNTA)
Creio que a comunidade internacional não está mais achando tanta graça em Lula. A história de Zelaya achar abrigo na embaixada brasileira, em Honduras, pegou mal. O acolhida ao Battisti, aquele terrorista italiano “inocente” que só matou alguns, idem; a recepção ao presidente do Irã, e otras cositas aí com a companheirada e com o Chávez estão desgatando a imagem do presidente do Brasil. Não creio que Barack Obama ache mais que ele é “o cara” e sim “o cara que pode trazer problemas”. Bom, tocando minha velha bicicleta, e o Arruda, hein? Suas ações fedem mais que a planta que lhe emprestou o nome. Parece que Brasília é uma ferida purulenta, que não se fecha, quando a gente pensa que acabou, explode um novo tumor purulento e fétido. Desse modo, não há democracia que resista, nem instituições que sobrevivam. Política no Brasil é uma gosma nojenta! Eca! Urge aprendermos a votar! (E A ELEIÇÃO EM IPATINGA, QUANDO SERÁ?)

AI, MEUS SAIS!
Rodando pela net, alguns nomes de candidatos para as próximas eleições. Que demonstram mais uma vez que política, nesse país, é levada na brincadeira. Pois é, já há folhetos com os seguintes candidatos: Joel Cueca, Xota Oi Meu Bem, Paul das Girls, Pedro Precheca, Nêgo Cadete e José Rola, Moto Rosa, (o candidato e sua moto, da cor pink) Paulinho Babydol, Pé de Cana, Gláucia Marrequinha, Burrinho Oficina. Um sujeito se valeu do nome santo de Deus e mandou: “Deus escolhe o povo votar em Antônio José Ramos”. Uma outra candidata exibe o traseiro com um fio dental e o slogan, “vota que ela gosta”; Simonete afirma que “para mudar, só tem um jeito um jeito, é chana com chana”. Claudete escreveu em seu carro “que o poder tem que menstruar”. O candidato NINGUÉM, afirma: NINGUÉM é seu amigo, não é corrupto, é honesto, é verdadeiro, é sensato. NINGUÉM se preocupa com você, NINGUÉM pensa em você. (Sem comentários!) E para finalizar, registraram suas candidaturas , o Pedro Merda e o Cagado! Por aí se vê o “niver” dos candidatos! Vou embora pra Pasárgada! Ou pro Tipiti, mesmo! Ai, Brasil, como é que a legislação eleitoral permite isto?

POESIA SEMPRE

SONETO DE FIDELIDADE
(Vinícius de Moraes)
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


ZOOM- A moda na Inglaterra são os Bolos de Divórcio, ou seja, especialmente preparados para a festa do descasado em questão. Como enfeite do bolo, o noivo ou noiva caída, enquanto o outro permanece de pé. Como diz o Chico Neto, Deus é pai.- Vem aí o Projeto POESIA NO BAR. Vai ser uma festa da Literatura Regional com bons atores. Aguardem. - Parabéns ao nosso amigo, o poeta Aldravista Professor José Benedito Donadon-Leal que acaba de tomar posse como diretor do Instituto de Ciências Sociais, criado pela UFOP, com sede na cidade de Mariana - Articulista famoso afirma que nós todos somos estressados, devido á quantidade de engenhocas eletrônicas atrás das quais nos escondemos. Não é a toa que a caipira aqui não é muito chegada a modernidades. - E dezembro chegou! Não se esqueça de incluir entre seus festejos, o apadrinhamento de uma criança pobre. É só ir aos Correios e pegar a cartinha. - Agradecemos à Escola de Idiomas New Way o convite para sua I Feira Cultural. A diretora Pedagógica da New Way é Eliane Assis Neves, pessoa muito querida. No dia 6, aos membros da Academia de Letras do Brasil, subsede de Mariana, estarão reunidos para festividade de encerramento de ano. Na presidência, a amiga Déia Leal. Eu e Marília Lacerda, fazemos parte da Academia, mas não vamos poder ir ao Sarau, pois estaremos em imersão com Sandra Bittencourt, mestra de Contação de Histórias. - Um dia cheio de bons presságios e bênçãos, com frango caipira com quiabo e angu, muita cebolinha e pimenta, som de Dudu Nobre e versos de Vinícius de Moraes. E muitos sorrisos para espantar o pessimismo, são os meus votos. Au revoir.

Nenhum comentário: